governo

Ex-prefeito de Caçapava do Sul será o novo chefe da Casa Civil

da redação

Foto: Júlia Soares

O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) confirmou o nome do caçapavano Otomar Vivian (Progressistas) como o secretário-chefe da Casa Civil a partir de 1º de janeiro de 2019. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, na sede estadual do PSDB, em Porto Alegre. Durante o anúncio, Leite destacou a articulação política como qualidade necessária para secretariar a Casa Civil e elogiou o progressista.

- Nos dá a tranquilidade de alguém que conhece, que tem respeitabilidade e é reconhecido pelos diversos partidos políticos, tem história e trajetória e, ao mesmo tempo, força e disposição para enfrentar esta grande missão - comentou.

Prazo para justificar ausência no primeiro turno vai até esta quinta-feira

Vivian, que tem 65 anos e mais de 30 anos de vida pública, falou do desafio de chefiar a pasta e que tem a intenção de colaborar com a agenda proposta por Eduardo Leite. Formado em Educação Física, iniciou a carreira de professor na rede estadual em 1976. Em Caçapava do Sul, sua cidade natal, foi secretário-geral até 1982. Na mesma cidade, atuou como prefeito entre os anos de 1983 e 1988.

- Me motivou muito o gesto de grandeza política do próprio governador ir a todas as bancadas da Assembleia Legislativa, independentemente de questão ideológica.

VÍDEO: após confusão com manifestantes, votação de pedido de moção é adiada na Câmara

O caçapavano também foi deputado estadual entre 1991 e 1994 e, em 1995, assumiu a presidência do Instituto de Previdência do Estado (IPE) pela primeira vez. De 1996 a 1998, foi secretário de Administração e dos Recursos Humanos. Em 1999, voltou ao parlamento gaúcho, onde permaneceu até 2002. A segunda passagem como presidente do IPE ocorreu no período entre 2003 e 2008. Chefiou a Casa Civil gaúcha entre 2009 e 2010 e foi prefeito de Caçapava do Sul de 2013 a 2017. Entre 2017 e 2018 reassumiu a presidência do IPE. Foi também diretor de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 

Este é o segundo nome do primeiro escalão do governo eleito a ser anunciado por Eduardo Leite. O primeiro foi Marco Aurelio Cardoso, 46 anos, para a Secretaria da Fazenda. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vereadores de Santa Maria aprovam abertura de crédito de R$ 4,1 milhões de recursos para a saúde Anterior

Vereadores de Santa Maria aprovam abertura de crédito de R$ 4,1 milhões de recursos para a saúde

Opinião: PT impõe condições para votar ICMS Próximo

Opinião: PT impõe condições para votar ICMS

Política